Connect with us

O que está procurando?

GameFMGameFM

Análises

The Last of Us – Análise

The Last of Us. O mais novo jogo da Naughty Dog já recebeu todo tipo de elogio, inclusive sendo considerado por muitos um dos melhores, se não o melhor jogo da geração… Mas será mesmo? Vamos descobrir.

The Last of Us. O mais novo jogo da Naughty Dog já recebeu todo tipo de elogio, inclusive sendo considerado por muitos um dos melhores, se não o melhor jogo da geração… Mas será mesmo? Vamos descobrir.

O protagonista do jogo é Joel, um sobrevivente do desastre que varreu a população mundial e destruiu qualquer traço de civilização como nós conhecemos. O mundo foi tomado por uma infecção fúngica (e altamente contagiosa, como toda boa infecção zumbi) que afetou não só o comportamento, mas a fisiologia de todos os infectados. Clássico cenário de Apocalipse Zumbi, com uma pequena modificação no agente causador do estrago.

Ao decorrer do jogo Joel receberá a missão de escoltar Ellie, uma menina de 13 anos (ou quase 14, como ela gosta de dizer) ao grupo da resistência da região, batizado de Fireflies (Vagalumes no português). Um objetivo simples e direto, que se mostra muito mais complexo do que você imagina, ainda mais depois de descobrir o que Ellie representa. Não vou contar, sem spoilers.

A história se desenrola muito bem, de uma forma geral, e é bem contada com a qualidade e a pompa cinematográfica que a Naughty Dog sempre teve com Uncharted. É tudo muito bem feito, e muito bem atuado, tanto nas cutscenes, quanto nas cenas in-game. Talvez nem tanto na dublagem em português, a Sony ainda não aprendeu, mesmo depois das horrendas dublagens de God of War Ascension, e do próprio Uncharted.

Os protagonistas são bastante expressivos, o diálogo é muito bom e reflete bem a personalidade de ambos. Joel é sério, rabugento e egoísta, enquanto que Ellie, apesar de mostrar que pode ser agressiva, na maior parte das vezes é a imagem da inocência, principalmente levando em consideração que ela nunca não só conheceu o mundo fora das zonas de quarentena, como ela nasceu no meio da desolação e miséria, e nunca conheceu os digamos, luxos do mundo de outrora, onde tudo era mais simples, e não tinha zumbis com cara de pipoca te matando com um hit.

As interações entre os dois personagens, Joel e Ellie, são um dos pontos fortes do jogo, e fazem um bom trabalho em desenvolver os personagens sem precisar parar o gameplay. Os obstáculos no caminho são muitos, entre infectados e humanos babacas que só querem te saquear, porque o mundo é dos escrotos. A variedade de inimigos, apesar de pouca, faz sentido para a história, e não cansa ter que enfrentar a mesma coisa de tempos em tempos, graças à diversidade de cenários e possibilidades de completá-los.

E falando em modo de se completar o jogo, The Last of Us foca em um ponto bastante interessante: Joel não é um exército de um homem só. Ele não é o Duke Nukem, o Master Chief, ou o Space Marine de Doom. Ele é só uma pessoa normal, que está tentando sobreviver. Você não vai conseguir matar cada inimigo que você encontrar no jogo, principalmente porque você estará SEMPRE em número menor, e enfrentar mais de um adversário ao mesmo tempo, significa morte (e isso é ainda mais verdadeiro com clickers/estaladores). Qual a solução: Stealth. MUITO STEALTH.

Se você não despertar o Soild Snake dentro de você, você vai morrer. E muito. Não existe essa palhaçada de vida regenerativa, você não vai convenientemente encontrar balas em gente morta (só as vezes). Você tem que cuidadosamente conservar cada recurso para poder sobreviver, e isso significa geralmente passar por seções lotadas de inimigos sem utilizar absolutamente nada, principalmente nas últimas dificuldades, onde todo mundo é mais forte, e tem ainda menos recursos. A parte Survival, do Survival Horror, nunca foi tão bem utilizada. A parte do Horror, bem…

Advertisement. Scroll to continue reading.

O terror, em boa parte das vezes, é bem utilizado, principalmente quando você está sozinho, cercado por fungos do inferno rezando para todas as divindades maiores e menores para ninguém te ver. Mas o problema é que você sabe quando você tem que rezar. Você SEMPRE SABE.

Um dos maiores problemas de The Last of Us é o seu fluxo. Assim como Uncharted, o jogo é dividido em “blocos”, sendo que esses blocos são quase sempre “Parte Feliz para explorar” e “Parte tensa para c****** onde suas pregas não serão perdoadas” e de vez em quando, no final de cada capítulo “Parte de cutscene com mais desenvolvimento de personagem do que o normal”. A questão é a divisão entre as duas primeiras partes, que é muito brusca. Mas isso por acaso, ou não, é igualzinho ao Uncharted.

Muitas vezes você sabe quando vai dar m**** quando você passa por uma passagem onde é impossível voltar, ou quando você vê várias barricadas convenientemente colocadas no meio do nada (e todas com a mesma altura). Isso quebra um bocado do suspense, e a imersão no jogo, principalmente quando você sabe que nada vai aparecer e te matar, então você pode fazer quanto barulho você quiser, ou vagar por aí sem medo de ser feliz. Se as transições fossem mais suaves, ou se você pudesse misturar as duas seções, sempre te deixando no limite e cuidadoso com cada movimento, que é o que deveria acontecer em um cenário de sobrevivência extrema, seria perfeito.

Isso felizmente não estraga a dificuldade de The Last of Us. Como já foi dito, se você não for econômico, ou não for bom em stealth, prepare-se para tacar o controle no chão. O jogo de uma forma geral é difícil, mas sem ser desagradável no nível Battletoads, com exceção de algumas cenas que são desesperadamente frustrantes, por vários motivos, mas que geralmente envolvem Runners/Corredores que se movem pelo cenário.

A inteligência artificial é muito boa, como sempre, importada de Uncharted, onde as rotas de patrulha são mais do que uma linha reta, em boa parte dos casos, e quando alertada, a AI tenta sempre te contornar e flanquear, e eu mesmo já fui pego várias vezes de surpresa. Claro que a AI também pode ser enganada às vezes, e cenários onde você pode matar todos os inimigos de uma vez parado no mesmo lugar não são raros.

Uma característica estranha é a detecção dos inimigos durante o jogo. Os inimigos que se movem no cenário dão a impressão de possuírem super sentidos às vezes, e te acham com muito mais facilidade do que os inimigos parados, que são completamente débeis, a ponto de não perceber que estou enforcando alguém DO LADO DELES. Eu achei que eles tivessem boa audição. Isso não se resume somente aos infectados, humanos parados também são meio burros em comparação com os móveis.

Exploração é fundamental. O jogo não vai de dar de bandeja as armas e munições para sua sobrevivência, você vai ter que se virar, e ai de você se topar com um bloater/verme (que nome horrível…) sem munição. Enfim, esteja sempre preparado. Os recursos para construir os itens são poucos, e fundamentais, principalmente as lâminas, que servem para fazer 3 coisas diferentes. Alguns são um tanto desnecessários, como o açúcar, que só serve para fazer só um item, e ele nem é tão útil quanto os outros.

Upgrades também estão disponíveis, tanto para as armas, através das Parts como parafusos e ferramentas, e pílulas para fazer melhorias no desempenho de Joel (não, não estamos falando de Viagra). Alguns upgrades, como Shiv Master ou “mestre das lâminas” para se defender de Clickers/estaladores (só não me pergunte porque ele não funciona com Runners/corredores, mas tudo bem), são quase obrigatórios. Esses upgrades servem mais para te ajudar a ter uma chancezinha a mais, nenhum deles é desbalanceado, ou quebra o jogo tornando-o fácil demais.

O combate do jogo é ótimo, e bem mais focado em melee do que Uncharted. Levando em consideração o quanto de balas que você precisa economizar, e também o fato de que melee é mais discreto do que armas de fogo, você vai passar boa parte do tempo se aproveitando dos tijolos e garrafas que são infinitos, para explodir algumas cabeças, ou só sufocando todo mundo que passa pela frente, Manhunt style! A variedade de armas é grande, mas é uma pena que certas armas só poderão ser usadas lá no final do jogo, que eu nem cheguei a usar.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O jogo é bem mais longo do que parece, levando de 12 a 15 horas para terminar, dependendo da habilidade/nível de dificuldade, ainda mais se você quiser coletar todos os extras, que são muitos, e ajudam a entender um pouco mais do mundo em que os protagonistas vivem.
A música do jogo não atrapalha em nenhum momento, e serve para mostrar que nada é melhor para o apocalipse zumbi do que um bom banjo.

A qualidade gráfica de The Last of Us é absurda. O jogo é lindo, especialmente os protagonistas, e faz uso de tudo o que o PlayStation 3 tem para oferecer, e pode com certeza ser um dos indicadores do que essa geração alcançou o seu pico em termos gráficos. Quanto a fazer uso de eu PlayStation, um fato importante é que The Last of Us é conhecido por aí como destruidor de PS3, especialmente os primeiros modelos, o FAT. Então se você tem um modelo antigo de PS3, TROQUE A PASTA TÉRMICA DESSA BAGAÇA ANTES DE JOGAR, senão você vai conhecer a morte. E ela veste amarelo.

Mas e então? Será que The Last of Us é um jogo tão perfeito assim, mesmo após toda essa análise?

Claro que é! The Last of Us é uma das grandes experiências dessa geração, apesar dos seus probleminhas, e é a desculpa que todos precisam para ter um PlayStation 3.

E por isso, a GameFM dá 9/10 para The Last of Us, o que significa que esse jogo também é o orgulhoso detentor do nosso selo de qualidade GameFM!

The Last of Us: Um novo clássico acaba de surgir. A Naughty Dog conseguiu emplacar mais uma franquia. TLOU é incrível. Zuel

9
von 10
2013-12-13T20:57:51-0300
Comments

Rádio GameFM



Histórico

Twitch

 

RatingGame titleReview published
10/10Persona 518 de abril de 2017
10/10Resident Evil 7: Biohazard23 de janeiro de 2017
10/10Uncharted 4: A Thief's End17 de agosto de 2016
9.5/10Uncharted: The Lost Legacy19 de outubro de 2017
9.5/10Child of Light11 de maio de 2014
9/10Manor Lords (Acesso Antecipado)24 de abril de 2024
9/10Phantom Dust28 de fevereiro de 2024
9/10Celeste16 de março de 2018
9/10Dragon Ball FighterZ5 de fevereiro de 2018
9/10L.A. Noire (Switch)6 de dezembro de 2017
9/10South Park: A Fenda que Abunda Força20 de outubro de 2017
9/10Gundam Versus14 de outubro de 2017
9/10Mario + Rabbids Kingdom Battle2 de outubro de 2017
9/10Destiny 220 de setembro de 2017
9/10Splatoon 22 de agosto de 2017
9/10Horizon Zero Dawn16 de março de 2017
9/10Yakuza 018 de fevereiro de 2017
9/10Final Fantasy XV16 de janeiro de 2017
9/10Pokémon Sun & Moon29 de novembro de 2016
9/10World of Final Fantasy25 de novembro de 2016
9/10The King of Fighters XIV24 de agosto de 2016
9/10Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 47 de março de 2016
9/10This War of Mine5 de dezembro de 2015
9/10SOMA14 de novembro de 2015
9/10Undertale27 de outubro de 2015
9/10The Last of Us13 de dezembro de 2013
9/10BioShock Infinite17 de abril de 2013
8.5/10Voodoo Vince: Remastered26 de fevereiro de 2024
8.5/10Arzette: The Jewel of Faramore26 de fevereiro de 2024
8.5/10DOOM (2016) (Switch)16 de janeiro de 2018
8.5/10Assassin's Creed: Origins8 de dezembro de 2017
8.5/10Hellblade: Senua's Sacrifice26 de setembro de 2017
8.5/10Mega Man Legacy Collection 214 de setembro de 2017
8.5/10For Honor21 de fevereiro de 2017
8.5/10Ultimate Marvel vs. Capcom 35 de dezembro de 2016
8.5/10Attack on Titan28 de novembro de 2016
8.5/10Watch Dogs 227 de novembro de 2016
8.5/10Pokémon Go21 de outubro de 2016
8.5/10NBA 2K1720 de outubro de 2016
8.5/10Overwatch2 de agosto de 2016
8.5/10Guitar Hero Live20 de maio de 2016
8.5/10Street Fighter V15 de fevereiro de 2016
8.5/10Wolfenstein: The New Order1 de junho de 2014
8/10Evil West24 de março de 2024
8/10Far Cry 531 de maio de 2018
8/10Scribblenauts Showdown29 de março de 2018
8/10Sword Art Online: Fatal Bullet16 de março de 2018
8/10Payday 2 (Switch)27 de fevereiro de 2018
8/10Just Dance 20188 de dezembro de 2017
8/10Terra Média: Sombras da Guerra9 de novembro de 2017
8/10Observer19 de outubro de 2017
8/10Utawarerumono: Mask of Truth1 de outubro de 2017
8/10Collar x Malice4 de setembro de 2017
8/10Kona5 de maio de 2017
8/10LEGO Worlds30 de abril de 2017
8/10Tom Clancy's Ghost Recon Wildlands30 de março de 2017
8/10Deus Ex: Mankind Divided10 de dezembro de 2016
8/10Eagle Flight3 de dezembro de 2016
8/10Just Dance 201726 de novembro de 2016
8/10Hitman: The Complete First Season25 de novembro de 2016
8/10LEGO Star Wars: O Despertar da Força9 de agosto de 2016
8/10Dark Souls III2 de maio de 2016
8/10Hitman GO: Definitive Edition13 de abril de 2016
8/10The Division14 de março de 2016
8/10Digimon Story: Cyber Sleuth22 de fevereiro de 2016
8/10Unravel14 de fevereiro de 2016
8/10Mega Man Legacy Collection27 de agosto de 2015
8/10Castle of Illusion (2013)20 de dezembro de 2013
7.5/10Lightyear Frontier (Acesso Antecipado)18 de março de 2024
7.5/10The Elder Scrolls V: Skyrim (Switch)27 de fevereiro de 2018
7.5/10Bad Apple Wars26 de outubro de 2017
7.5/10Night Trap 25th Anniversary Edition14 de outubro de 2017
7.5/10Mafia III9 de dezembro de 2016
7.5/10Batman: The Telltale Series1 de dezembro de 2016
7.5/10Tales of Zestiria23 de maio de 2016
7.5/10Sébastien Loeb Rally Evo12 de maio de 2016
7.5/10Hitman (2016)4 de abril de 2016
7.5/10Far Cry Primal 29 de fevereiro de 2016
7.5/10Assassin's Creed IV: Black Flag25 de maio de 2014
7/10Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça22 de fevereiro de 2024
7/10The Seven Deadly Sins: Knights Of Britannia16 de março de 2018
7/10Digimon Story Cyber Sleuth Hacker’s Memory31 de janeiro de 2018
7/10Star Wars Battlefront 24 de dezembro de 2017
7/10Eliosi's Hunt26 de outubro de 2017
7/10Marvel vs. Capcom: Infinite7 de outubro de 2017
7/10Drive Girls21 de setembro de 2017
7/10NBA 2KVR Experience3 de janeiro de 2017
7/10Steep2 de janeiro de 2017
7/10Running With Rifles28 de novembro de 2015
7/10Alien Shooter: Revisited21 de novembro de 2015
7/10Kingdom7 de novembro de 2015
6.5/10Need for Speed Payback24 de janeiro de 2018
6.5/10Sonic Forces20 de dezembro de 2017
6.5/10Absolver20 de outubro de 2017
6.5/10Drakengard 323 de junho de 2014
6.5/10Yaiba: Ninja Gaiden Z4 de maio de 2014
6/10Batman Arkham VR2 de dezembro de 2016
5/10Creeping Terror6 de dezembro de 2017
4/10DriveClub5 de novembro de 2014
3/10Redfall4 de maio de 2023

Advertisement
ABRIR RÁDIO
FECHAR RÁDIO